Integrando o PIBID

Para esta página, deixaremos listadas as atividades interdisciplinares realizadas entre os PIBID do IFRS, onde diferentes cursos e campi trabalharam para a construção de algum material diferente


O consumo de álcool e seus impactos ao corpo

Tipo de material: Podcast

Resumo: O presente trabalho busca analisar de forma científica a característica da substância álcool e seus efeitos no corpo. De forma de diálogo traduz a busca do ser humano pelo prazer no social, e também os estímulos causados pelo uso moderado e exagerado. Verificar a história e os povos, suas origens, costumes e formas de ver o uso. Esclarecer os benefícios apontados e os prejuízos que trazem quando a busca pelo estímulo cerebral for exagerado.

Integração entre: IFRS Porto Alegre - Ciências da Natureza. IFRS Restinga - Letras

Alunos: Cleide (Campus Porto Alegre), Moacir Vargas Gaspar (Campus Porto Alegre), Emanuel Ravanei (Campus Restinga)

Clique aqui para acessar o material

Interligando Saberes: As contribuições dos contos literários infantis para o estudo da matemática

Tipo de material: Oficina

Resumo: Esta proposta didática visa a interdisciplinaridade, interligando áreas do conhecimento, sendo elas, a pedagogia e a matemática. Neste projeto será utilizado o clássico infantil “Cachinhos Dourados e os Três Ursos” sendo desenvolvida para uma turma de 3o, despertando interesse dos alunos e destacando conteúdos presentes na história que serão abordados posteriormente, destacando atividades de artes cênicas e visuais, a matemática para medições de objetos e também produção do mingau que está presente na história.

Integração entre: IFRS Canoas - Matemática e IFRS Farroupilha - Pedagogia

Alunos: Djuli Picoli (Campus Farroupilha), Hellen Priscila Queiroz (Campus Farroupilha) e Tayná M. Lemes (Campus Canoas)

Clique aqui para acessar o material






Trabalhando a conscientização através da Interdisciplinaridade

Tipo de material: Plano de aula

Resumo: Como forma de mostrar aos alunos do ensino médio a importância da vacinação, nós alunos e pibidianos do IFRS Campus Caxias do Sul, Feliz e Osório, decidimos trabalhar a através da interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Matemática, um texto com informações sobre a Covid-19 e dados referentes à vacinação e óbitos dessas três cidades. Para que assim os alunos possam refletir, sobre a importância da vacinação, mas também, sobre a responsabilidade social que devemos ter para a diminuição do contágio e consequentemente a diminuição de óbitos. Os momentos de leitura, reflexão e interpretação entendemos que pertencem à disciplina de Língua Portuguesa, do mesmo modo os momentos de análise de dados e cálculos pertencem à disciplina de Matemática, ao unirmos estes momentos ocorre a possibilidade de se trabalhar a interdisciplinaridade. Onde para a realização do cálculo é necessário a interpretação e para a reflexão e conscientização é necessário a análise de dados, tornando-se uma proposta interdisciplinar.

Integração entre: IFRS Caxias do Sul e IFRS Osório - Matemática e IFRS Feliz - Letras

Alunos: Andrey Vida Antunes (Campus Caxias do Sul), Mariana Luciano Cruz (Campus Feliz) e Luana Martins Wolker (Campus Osório)

Clique aqui para acessar o material

Construindo um terrário

Tipo de material: Plano de aula

Resumo: A interdisciplinaridade esteve presente no nosso trabalho através da conjuntura entre os conhecimentos da Pibidiana Hermelinda na área da Biologia e da Pibidiana Gilmara na área da Pedagogia. A ideia central foi a criação de um terrário, desta forma, a interdisciplinaridade foi desenvolvida na junção dos elementos da natureza com o plano de aula baseado na Base Nacional Comum Curricular e seus Campos de Experiência.

Integração entre: IFRS Bento Gonçalves - Pedagogia e IFRS Vacaria - Ciências Biológicas

Alunos: Gilmara A. Giacomini (Campus Bento Gonçalves) e Hermelinda Acuña Duarte (Campus Vacaria)

Clique aqui para acessar o material





Matemática e Ciências Biológicas, como podemos relacionar?

Tipo de material: Jogo

Resumo: Ao decorrer da bolsa do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), notou-se a importância do contato entre os Campus, diante disso foi proposto um trabalho que tem como objetivo desenvolver a interação entre os Campus de Sertão e Bento Gonçalves, com os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática, o trabalho desenvolvido busca unir os conteúdos de genética e probabilidade facilitando a compreensão através de um jogo. Por meio deste propõem-se um jogo mais ilustrativo e lúdico para o que mais é feito durante os estudos genéticos: os cruzamentos. Com imagens que ilustram como gametas afetam os seres vivos, ele leva o aluno a deduzir os gametas e a fazer a cruza já sabendo como os descendentes vão ficar, pensando em separar os indivíduos pela probabilidade de nascerem de acordo com seus ascendentes.

Integração entre: IFRS Bento Gonçalves - Matemática e IFRS Sertão - Ciências Biológicas

Alunos: Ana Paula Vogel; Bruna Uberti; Eduarda C. Aires; Jéssica Masera; Laísa Pereira e Letícia De Lima Sommer

Clique aqui para acessar o material